PENSAMENTOS, DEVANEIOS E INQUIETAÇÕES

CRÔNICAS DO COTIDIANO, DO PONTO DE VISTA FEMININO,ARTÍSTICO, FILOSÓFICO, EMOCIONAL E SOCIOLÓGICO.

QUEM SOU EU...

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
SOCIÓLOGA,HISTORIADORA, EDUCADORA E ARTISTA PLÁSTICA. Sou buscadora e curiosa por natureza. Sou bruxa, sem poções e crendices infundadas, observo e me integro à terra e aos seus movimentos. Amo a vida, os animais, plantas e a natureza. Solitária por vocação, pois nela busco forças e encontro repouso. Avessa aos ritos impostos e às convenções sociais, procuro a minha verdade. Sou arisca e desprezo dogmas, eles são a perdição da humanidade. Sou humana e falível. Busco o melhor de cada crença. deletando as manipulações. Amo o silêncio, a força da natureza e o equilíbrio cósmico, acho que sou inqualificável... Sou real e palpável, mas também sei ser etérea e indecifrável, se me convier. Amo o conhecimento, o mistério, as brumas da sensibilidade. Se quiser me conhecer melhor, siga-me...

BEM VINDOS!!!!!!

Sintam se à vontade nesse pequeno espaço onde compartilho minhas idéias, pensamentos, denuncio injustiças, lanço questionamentos, principalmente em relação ao universo feminino e toda a sua complexidade.
Minhas postagens são resultados de pesquisas na internet, caso houver algum artigo sem os devidos crédito, por favor me notifiquem para que eu possa corrigir uma eventual falta.
Obrigada por sua visita.

31 outubro, 2010

MADAME MAO


Jiang Qing (pronuncia-se [t͡ɕjɑŋ t͡ɕ ʰ no]; nasceu em 14 de março, 1914 - 14 de maio de 1991) foi o pseudônimo que foi usado pelo líder chinês Mao Tsé-tungé grande e última esposa do Partido Comunista Chinês figura de poder. Ela passou pelo nome artístico de Lan Ping (chinês:) durante sua carreira de atriz, e era conhecido por vários outros nomes durante sua vida. Casou-se com Mao, em Yan'an em novembro de 1938, e é muitas vezes referida como Madame Mao na literatura ocidental, servindo como China comunista primeiraprimeira-dama. Jiang Qing foi a mais bem conhecida por desempenhar um papel importante na Revolução Cultural (1966-76) e para a formação da aliança política radical conhecido como o "Bando dos Quatro". Ela foi nomeada a "Grande porta-bandeira da Cultura Proletária" (无产阶级文艺伟大旗手/无产阶级文艺伟大旗手).


Jiang Qing serviu como secretário pessoal de Mao em 1940 e foi chefe da Secção de Cinema da Propaganda Departamento PCC em 1950. No início de 1960, ela fez uma oferta para o poder durante a Revolução Cultural (1966-1976), o que resultou em caos generalizado dentro do partido comunista. Em 1966 ela foi nomeada vice-diretor do Grupo Revolução Cultural Central e afirmou poder real sobre a política chinesa, pela primeira vez. Ela se tornou um dos idealizadores da Revolução Cultural e, junto com outros três, detinha o controle absoluto sobre todas as instituições nacionais.
Por volta da época de Mao a morte do presidente, Jiang Qing e seus afilhados manteve o controle de muitas das instituições do poder na China, incluindo a mão pesada nos meios de comunicação e propaganda. No entanto, o sucesso político Jiang Qing era limitado.Quando Mao morreu em 1976, Jiang perdeu o apoio ea justificação para suas atividades políticas. Ela foi presa em outubro de 1976 porHua Guofeng e seus aliados, e posteriormente foi acusado de ser contra-revolucionário. Desde então, Jiang Qing e Lin Biao foram marcados por oficial de documentos históricos na China como a "Lin Biao e Jiang Qing-revolucionária" panelinhas "Counter" (林彪江青反革命集团/林彪江青反革命集团), ao qual a maioria da culpa para o danos e devastação causada pela Revolução Cultural foi atribuída.Quando Jiang Qing, juntamente com o restante da quadrilha, foi finalmente preso, muitos, se não a maioria, os cidadãos chineses se alegrou. Apesar de inicialmente condenado à execução, sua pena foi comutada para prisão perpétua em 1983, no entanto, e em maio de 1991, foi liberado para tratamento médico. Antes de voltar para a prisão, ela se suicidou.

Vida pessoal e casamentos


Aos 23 anos, com a ocupação de Xangai ea sua indústria cinematográfica, Jiang Qing deixou sua vida no palco por trás e foi até a sede Comunista chinês em 
Yan'an, para "unir a revolução" e da guerra para resistir à invasão japonesa. Lá ela conheceu Mao Tsé-tung, e, eventualmente, se casou com ele em uma pequena cerimônia privada. Eles tiveram uma filha Li Na em 1940. Por causa do casamento de Mao Zizhen Ele ainda não havia cessado, Jiang Qing foi feita para assinar um contrato matrimonial, que estipulou que ela não iria aparecer em público com o presidente como sua escolta, efetivo 20 anos.
Jiang Qing nasceu como Lǐ Shūméng (李淑蒙) em Zhuchengprovíncia de Shandong , em 1914. Jiang Qing pai foi chamado Li Dewen (李德文), que supostamente queria um filho, assim, deu a sua filha o nome de Li Jinhai (李进孩), em antecipação de um filho. Jiang Qing, em primeiro lugar conhecido como Li Yunhe (李云鹤), que significa "Crane nas Nuvens", cresceu na casa da mãe de ricos amantes cortesã ela. Ela era apenas uma criança que nunca foi dotada em cima e cujos instintos nunca foi controlada. Em seus vinte anos, e depois de já esgotar dois casamentos, Jiang Qing foi para a universidade e estudou literatura e teatro. Logo, a primeira-dama adotou o nome de palco "Lan Ping" (que significa "Blue Apple", Chinês:蓝苹), e tornou-se atriz profissional. Ela apareceu em numerosos filmes e peças, incluindo A Doll's HouseBig ThunderstormDeus da LiberdadeO Cenário da CidadeBlood on Wolf Mountain e O Sr. Wang Velha. In peça de Ibsen Casa de Bonecas A, Jiang Qing desempenhou o papel de Nora. Estar fora das sortes com o mundo também foi Jiang Qing experiência, cuja infância foi repleta de duras realidades. Jiang Qing primeiro casou-se em Shandong, para um empresário rico, mas tornou-se entediada com a vida conjugal fechado. Ela fugiu para Xangai, onde ela começou a reconstruir uma carreira de atriz e se envolveu com o ator / diretor Lun Tang, com quem ela apareceu em Cenas da Vida Urbana e A Estátua da Liberdade. Em 1935 atrasado, ela conviveu com Tang Lun, e em março de 1936 eles se casaram em Hangzhou, no entanto eles rapidamente se divorciaram quando ele descobriu que ela estava tendo um caso com Yu Qiwei, que inspirou várias tentativas de suicídio mal sucedida de sua parte. Em 1937, ingressou na Lianhua Film Company, e foi morar com o diretor Zhang Min.



Ascensão ao poder

Na década de 1950, Jiang Qing estava envolvido com o Ministério da Cultura. Apoiada pelo marido, ela foi nomeada vice-diretora da chamada Revolução Cultural Central do Grupo em 1966 e surgiu como uma figura política séria no verão daquele ano. Ela se tornou um membro do Politburo em 1969. Até agora, ela criou uma política de trabalho estreita relação com o que em devido tempo, seria conhecido como o Gang of Four-ChunqiaoYao Wenyuan e Wang Hongwen. Ela foi uma das figuras mais poderosas na China durante os últimos anos de Mao e tornou-se uma figura controversa.
Durante este período, Mao Zedong galvanizado estudantes e jovens trabalhadores como seus Guardas Vermelhos para atacar o que ele denominou como revisionistas no Partido. Mao disse-lhes a revolução estava em perigo e que eles devem fazer todo o possível para impedir o surgimento de uma classe privilegiada, na China. Ele argumentou que isso é o que aconteceu na União Soviética sob Nikita Khrushchev.
Com o tempo, Jiang começou a jogar um papel político activo cada vez mais no movimento. Ela participou de parte importante e mais as atividades do governo. Ela foi apoiada por um círculo radical, apelidado, por Mao, o Gang of Four. Apesar de um membro proeminente da Revolução Cultural Central do Grupo e um jogador importante na política chinesa de 1966-1976, ela manteve-se essencialmente à margem.
Jiang Qing incitado os jovens radicais organizados como Guardas Vermelhos contra os outros líderes políticos e funcionários governamentais, incluindo Liu Shaoqi, presidente na época, e Deng Xiaoping, o Vice-Premier. Internamente dividida em facções, tanto para a "esquerda" e "direita" de Jiang Qing e Mao, nem todos os Guardas Vermelhos eram amigáveis a Jiang Qing.
A tempestade inicial da Revolução Cultural chegou ao fim quando Liu Shaoqi foi forçado de todos os seus posts em 13 outubro de 1968. Lin Biao tornou-se agora designado sucessor de Mao. Presidente Mao agora deu o seu apoio ao Gang of Four: Jiang Qing, Wang HongwenYao Wenyuan e Zhang Chunqiao. Estes quatro radicais ocuparam posições de poder no Politburo depois que o partido X Congresso de 1973.
Jiang Qing também dirigiu óperas e balés com conteúdo revolucionário e comunista, como parte de um esforço para transformar a cultura da China. Ela dominou a arte chinesa, e em particular tentado reformar a Ópera de Pequim. Ela desenvolveu uma nova forma de arte chamada de modelo de execuções oito que mostrava o mundo em termos simples e binários: os caracteres positivos ("mocinhos") eram predominantemente agricultores, trabalhadores e soldados revolucionários, enquanto as personagens negativas ("bad guys") eram proprietários e anti-revolucionários. Os caracteres negativos, em contraste com sua folhas proletária que realizou corajosamente o centro do palco, foram identificados por seus escuros maquiagem e rebaixamento para a periferia do estádio até o conflito directo com um caráter positivo. Os críticos argumentam que sua influência sobre arte era demasiado restritiva, porque ela substituiu quase todos os trabalhos anteriores de arte com obras revolucionária maoísta.
Jiang Qing primeiro colaborou com o então segundo-em-carga Lin Biao, mas depois da morte de Lin Biao, em 1971, ela se virou contra ele publicamente no Lin criticar, critique Confúcioda campanha. Até meados dos anos 1970, Jiang Qing também liderou a campanha contra a Deng Xiaoping (mais tarde dizendo que este foi inspirado por Mao). O público chinês tornou-se intensamente descontentes neste momento e escolheu o culpado Jiang Qing, um alvo mais fácil acesso e mais de Mao.
Jiang Qing hobbies incluídos fotografia, jogando cartas e assistindo a filmes estrangeiros, especialmente Gone with the Wind. Foi também revelado que o médico de Mao, Li Zhisui, haviam diagnosticado como um hipocondríaco. Ao visitar uma trupe de jovens excelência em tiro, ela "descobriu" Joan Chen, então com 14 anos, o lançamento da carreira de Joan como internacional e, em seguida, a atriz chinesa
Ela desenvolveu graus severos de hipocondria e nervos errático. Ela exigiu dois sedativos ao longo de um dia e três pílulas para dormir para dormir. Funcionários foram designados para afugentar pássaros e as cigarras de sua Imperial Pesca Villa. Ela ordenou que os funcionários da casa para reduzir o ruído de tirar os sapatos e evitar roubo de roupas. extremos de temperatura amena a incomodava; termostatos foram sempre definir a 21,5 ° C (70,7 ° F) no Inverno e 26 ° C (78,8 ° F) no verão.



A morte de Mao Tsé-Tung

Até 05 de setembro de 1976, a condição de Mao virou crítico. Ao ser contactado por  Hua Guofeng, Jiang Qing voltou de sua viagem e passou apenas alguns minutos no hospital Construindo o 202, onde o presidente estava a ser tratada. Mais tarde, ela voltou para sua própria residência na Lotus Primavera Câmara. Na tarde de 07 de setembro, o presidente deu uma guinada para pior. Mao tinha acabado de cair no sono e precisava descansar, mas Jiang Qing insistiu em esfregar suas costas e movimentar seus membros, e ela polvilhado de pó em seu corpo. A equipe médica protestou que o pó do pó não era bom para seus pulmões, mas ela instruiu os enfermeiros de plantão para seguir o seu exemplo mais tarde. Na manhã seguinte, 08 de setembro, ela foi novamente. Desta vez, ela queria que a equipe médica para mudar de posição de dormir de Mao, alegando que ele estava deitado muito tempo ao seu lado esquerdo. O médico de plantão se opuseram, sabendo que ele só conseguia respirar em seu lado esquerdo. No entanto, Jiang tinha ele para mover o presidente, no entanto. Como resultado, a respiração Mao parou e seu rosto ficou azul. Jiang Qing saiu da sala enquanto a equipe médica colocar o presidente em um respirador e reanimação cardiopulmonar realizada de emergência. Eventualmente, Mao foi revivida e Hua Guofeng pediu Jiang Qing não interferir mais com o médico do trabalho. No entanto, os órgãos de Mao falhou e que o governo chinês decidiu desligar da vida mecanismo de apoio de Mao.
a morte de Mao em 9 de setembro de 1976, chocou o país. Como o símbolo da revolução da China, Mao era tido em alta consideração entre a maioria da população chinesa. escolhido o sucessor de Mao, Hua Guofeng, presidido sua comissão funeral. Acreditava-se que Hua foi um candidato de compromisso entre os defensores do livre mercado e os ortodoxos do partido. Alguns argumentam que isso possa ter sido devido a sua ambivalência e sua chave-de perfil baixo, principalmente comparado com Deng Xiaoping, o candidato preferido do mercado orientado para as facções. O aparelho do partido, sob as ordens de Jiang Qing e Zhang Chunqiao, escreveu um elogio afirmando conquistas Mao e no intuito de justificar as suas reivindicações ao poder. Por esta altura a mídia estatal foi efetivamente sob o controle do Gang of Four. Jornais estatais continuaram a denunciar Deng logo após a morte de Mao.Jiang Qing foi especialmente paranóico de Deng de influência sobre os assuntos nacionais, enquanto ela considerava Guofeng um mero aborrecimento. Em vários documentos publicados na década de 1980, foi alegado que Jiang Qing estava conspirando para tornar-se o novo presidente do Partido Comunista. 

Queda e morte


1976 golpe de Estado

Jiang Qing foi relativamente indignado e mostrou poucos sinais de dor durante os dias seguintes a morte de Mao. É incerto que controlavam parte central órgãos comunista durante este período de transição. Hua Guofeng, designado como sucessor de Mao, detinha o poder do titular como o presidente interino do Partido Comunista e como Premier. No entanto, Hua não era muito influente. Algumas fontes indicam que o presidente Jiang Qing mencionados antes de sua morte em uma nota aos Hua Guofeng, dizendo-lhe para "ir consultá-la", se ele tem problemas (chinês有事找江青). Jiang Qing acredita que a manutenção do status quo , onde é um dos mais altos membros ranking das autoridades centrais, significa que ela efetivamente realizada no poder. Além disso, sua condição de viúva de Mao significava que seria difícil para removê-la. Ela continuou a invocar o nome de Mao em suas decisões importantes e atuou como primeiro-em-carga. Suas ambições políticas e falta de respeito para a maioria dos revolucionários idoso no âmbito do Comité Central tornou-se notória. Seu apoio no âmbito do Comité Central foi diminuindo, e sua aprovação pública foi desanimador. Ye Jianying, um general de renome, reuniu-se em privado com Guofeng e Wang Dongxing, comandante de um serviço como a organização secreta chamada Special Regimento de 8341. Eles determinaram que Jiang Qing e seus colaboradores devem ser removidos pela força, a fim de restaurar a estabilidade.
Na manhã do dia 06 de outubro de 1976, Jiang Qing chegou ao ex-residência de Mao em Zhongnanhai, reuniu seus assessores próximos do ex-presidente e assessores pessoais na sessão "de Mao de trabalho" Estudo uma. De acordo com Du Xiuxian, seu fotógrafo, Jiang Qing comentou que ela sabia que as pessoas no seio do Comité Central estavam conspirando contra ela. Após a sessão, Jiang Qing levou vários assessores Jingshan Park para pegar maçãs. À noite, Jiang Qing, Zhang Chunqiao, Wang Hongwen e Yao Wenyuan foram presos e mantidos no nível mais baixo de Zhongnanhai. De acordo com Zhang Yaoci, que realizou a prisão, Jiang Qing não disse muito quando ela foi presa. Em um golpe de Estado, o Gang of Four foi acusado de tentativas de tomada do poder através da criação de golpes milícia em Xangai e Pequim , subverter o governo, a atividade contra-revolucionária, e traição. Após sua prisão, Jiang Qing foi enviado para a prisão Qincheng e detido durante cinco anos. Em ambos os civis e as contas oficiais do período, a queda da Gang foi recebido com festas por toda a China. Na verdade, Jiang Qing papel na Revolução Cultural foi percebida pelo público para ser amplamente negativa, e os Gang of Four foi um conveniente bode expiatório para os dez anos de turbulência política e social. Seu papel durante a Revolução Cultural ainda é um assunto de debate histórico.



Julgamento

Em 1980, os julgamentos dos Gang of Four começou. Os ensaios foram transmitidas pela televisão nacional. Ao mostrar o modo como o Gang of Four foi julgado, Deng Xiaoping queria que as pessoas percebem que uma nova era havia chegado.
Partes do indiciamento palavra-20.000 foram impressas em pressionar a China antes de o julgamento começou, eles acusaram os réus de uma série de crimes hediondos que ocorreram durante a Revolução Cultural. Os encargos especificar que 727.420 chineses foram "perseguidos" durante esse período, e que 34.274 morreram, embora a vaga acusação muitas vezes não especificam exatamente como. Entre as principais vítimas: Chefe de Estado onetime Liu Shaoqi, cuja viúva Guangmei Wang, que está presa durante a Revolução Cultural de 12 anos, assistiu ao julgamento como observador.
A acusação descreveu duas parcelas pelo "Jiang Qing Lin Biao Clique Contra-revolucionário" para tomar o poder. Jiang Qing não foi acusado de conspirar com Lin Biao, ou com outros membros do Gang of Four, que supostamente planejado uma revolução armada para "usurpar o poder" em 1976, quando Mao estava perto da morte. Em vez disso, as acusações contra ela focada em sua perseguição sistemática dos criadores durante a Revolução Cultural. Entre outras coisas, ela foi acusada de contratar 40 pessoas em Xangai, para se disfarçar como Guardas Vermelhos e saquear as casas dos escritores e artistas. O objetivo aparente foi dito para encontrar e destruir cartas, fotos e outros materiais potencialmente prejudiciais no início da carreira de Jiang Qing, em Xangai, o que ela queria manter em segredo.
Apesar da gravidade das acusações contra ela, Jiang Qing apareceu impenitente. Ela não havia confessado sua culpa, algo que a imprensa chinesa tem enfatizado para mostrar sua má atitude. Houve relatos de que ela planejava defender-se por disfarçar-se no manto de Mao, dizendo que ela fez apenas o que ele aprovou. Como o julgamento foi iniciado, Jiang Qing indeferiu a advogados designados, decidindo em vez de representar a si mesma. Durante seus julgamentos públicos no "Tribunal Especial", Jiang Qing foi o único membro do Gang of Four, que se preocupou em argumentar em seu nome. O argumento da defesa foi de que ela obedeceu as ordens do presidente Mao Zedong em todos os momentos. Jiang Qing afirmou que tudo o que ela fez foi para defender o Presidente Mao. Foi nesse julgamento que a primeira-dama fez a famosa frase: "Eu era presidente Mao cão morder. Mordi quem ele me pediu." (chinês我是主席的一条狗,主席要我咬谁就咬谁.). Os registros oficiais do julgamento ainda não foi liberada.



Morte

Jiang Qing foi condenado à morte em 1981. Em 1983, sua sentença de morte foi comutada para prisão perpétua. Enquanto estava na prisão, Jiang Qing foi diagnosticado com câncer na garganta, mas ela recusou uma operação. Ela foi finalmente liberada, por razões médicas, em 1991. No hospital, a primeira-dama usou o nome Lǐ Rùnqīng (chinês李润青). Ela foi acusada de ter cometido suicídio em 14 de maio de 1991, 77 anos, enforcando-se em um banheiro de seu hospital. Ela supostamente escreveu em seu bilhete de suicídio, "o presidente , eu te amo!  Seu aluno e camarada está vindo para vê-lo!" (主席,我爱你!您的学生和战友来看您来了!). Ela desejou que seus restos mortais poderiam ser enterrado em sua província natal de Shandong, mas em contrapartida de vandalismo futuro possível para o seu túmulo, o estado decidiu que os seus restos mortais transferidos para um cemitério comum mais seguro em Pequim.



Nomes de Jiang Qing

Existem várias razões para o grande repertório de nomes de Jiang Qing. Uma grande parte tem a ver com o turbulento período histórico viveu polegadas Na época de seu nascimento, muitas crianças do sexo feminino nunca receberam nomes próprios ou a educação formal. Seu pai nomeou Li Jinhai porque ele queria um filho, mas isso foi alterado depois do seu nascimento com Li Shumeng. Ela se matriculou na escola sob um nome mais digno, Li Yunhe, e simplesmente mudaram para a conveniência de Li He. Como era costume para os agentes chineses durante esse tempo (e para alguns, até o dia presente), ela escolheu um nome artístico, que foi utilizado em todas as peças e filmes que creditados seus papéis. Lan Ping foi o nome que ela era conhecida por dentro dos círculos do cinema chinês e um nome que veio para se identificar. Não está claro quando ela mudou seu nome para Jiang Qing, mas provavelmente tenha ocorrido antes de sua chegada a Yan'an. Acredita-se que o caráter "Qing" foi escolhido porque relacionado com o conceito de Blue ("Lan"). Há alguma evidência de que o nome significava seu status como um comunista e um rompimento de sua burguesia "passado". Ela também usou Li Jin para escrever um número de artigos que escreveu durante a Revolução Cultural. Eventualmente, a proteger sua identidade, ela usou Li Runqing quando ela foi hospitalizada depois de ser libertado da prisão. Ela foi enterrada em sua lápide, que tinha o nome "Li Yunhe".

SEGUIDORES

VISITANTES

free counters

CONTADOR DE VISITAS

TOP 10 - MAIS LIDOS

MEUS FILMES PREFERIDOS

  • A CASA DOS ESPÍRITOS
  • A CONDESSA DE SANGUE
  • ANA DOS MIL DIAS
  • AS BRUMAS DE AVALON
  • COCO ANTES DE CHANEL
  • DRÁCULA
  • E O VENTO LEVOU
  • ELIZABETH I
  • ENTREVISTA COM O VAMPIRO
  • ER ( A SÉRIE)
  • MARIA ANTONIETA
  • MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA
  • MOÇA COM BRINCO DE PÉROLAS
  • O PIANO
  • O PODEROSO CHEFÃO ( TRILOGIA)
  • ORGULHO E PRECONCEITO
  • RAZÃO E SENSIBILIDADE
  • ROMEU E JULIETA
  • SPARTACUS SÉRIE
  • THE BORGIAS série
  • THE TUDORS (A SÉRIE)

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

TRANSLATE

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

LUNA

CURRENT MOON

CALENDÁRIO

OBRIGADA PELA VISITA!!!!

OBRIGADA PELA VISITA!!!!