PENSAMENTOS, DEVANEIOS E INQUIETAÇÕES

CRÔNICAS DO COTIDIANO, DO PONTO DE VISTA FEMININO,ARTÍSTICO, FILOSÓFICO, EMOCIONAL E SOCIOLÓGICO.

QUEM SOU EU...

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
SOCIÓLOGA,HISTORIADORA, EDUCADORA E ARTISTA PLÁSTICA. Sou buscadora e curiosa por natureza. Sou bruxa, sem poções e crendices infundadas, observo e me integro à terra e aos seus movimentos. Amo a vida, os animais, plantas e a natureza. Solitária por vocação, pois nela busco forças e encontro repouso. Avessa aos ritos impostos e às convenções sociais, procuro a minha verdade. Sou arisca e desprezo dogmas, eles são a perdição da humanidade. Sou humana e falível. Busco o melhor de cada crença. deletando as manipulações. Amo o silêncio, a força da natureza e o equilíbrio cósmico, acho que sou inqualificável... Sou real e palpável, mas também sei ser etérea e indecifrável, se me convier. Amo o conhecimento, o mistério, as brumas da sensibilidade. Se quiser me conhecer melhor, siga-me...

BEM VINDOS!!!!!!

Sintam se à vontade nesse pequeno espaço onde compartilho minhas idéias, pensamentos, denuncio injustiças, lanço questionamentos, principalmente em relação ao universo feminino e toda a sua complexidade.
Minhas postagens são resultados de pesquisas na internet, caso houver algum artigo sem os devidos crédito, por favor me notifiquem para que eu possa corrigir uma eventual falta.
Obrigada por sua visita.

02 novembro, 2010

A VÊNUS NEGRA


Saartjie Baartman: A Vênus Hotentote



Imagem capturada na Internet (Google)
 Saartjie Baartman ou Sarah Baartman. A mais famosa entre duas mulheres hotentotes, que foram exploradas como atrações exóticas na Europa, no século XVIII.


Sua história de vida foi marcada pelo colonialismo na África do Sul, pelo racismo e o sexismo seja na condição de mulher e vítima de exploração humana, tornando-a um objeto para satisfazer – exclusivamente – os interesses daqueles que eram seus proprietários (ou julgavam ser).

Como não haveria de ser, o seu destino foi severamente desumano e de uma barbaridade sem precedente.

Saartjie Baartman nasceu, em 1789, às margens do rio Gamtoos, no atual Cabo Oriental, na África do Sul. Ela pertencia à família Khoisan (denominada também por bosquímanos, hotentotes, coisã ou san), típica da região sudoeste do continente africano, cujas características físicas e linguísticas eram peculiares.


Fisicamente, os khoisan apresentam – em média – estaturas mais baixas e esguias que os demais povos africanos; uma coloração de pele amarelada; prega epicântica nos olhos (tais como os chineses e outros povos do Extremo Oriente) e a esteatopigia, comum entre ambos os sexos, mas com maior incidência entre as mulheres.

Saartjie Baartman chamava a atenção, principalmente, devido a isso (esteatopigia), que na verdade é uma hipertrofia das nádegas provocada pelo acúmulo de gordura.

Esteatopigia - Imagem capturada na Internet (Google)

E foi devido a suas volumosas nádegas, consideradas estranhas e, ao mesmo tempo, exóticas aos olhos do colonizador europeu, que Saartjie Baartman saiu da África e foi direto para a Europa.



Imagem capturada na Internet (Google)


Em sua terra natal, ela trabalhou como escrava para colonizadores brancos, isto é, fazendeiros holandeses que moravam próximos da Cidade do Cabo, na África do Sul. Daí, o fato dela falar fluentemente o holandês.
Por sugestão de um cirurgião britânico Naval, William Dunlop, Saartjie Baartman aceitou a ideia de se exibir na Inglaterra, acreditando que suas apresentações a tornaria rica. Na verdade, a intenção de William Dunlop era enriquecer-se graças à exploração desumana e sexual de Saartjie Baartman. E assim, o seu destino foi traçado...
Em 1810, com a idade de 20 anos, ela foi para Londres, onde se apresentou nua - em circos, museus, bares e universidades - por toda a Inglaterra.
Suas nádegas e seus órgãos genitais eram as principais atrações para o público europeu, que curioso, podia tocar em suas nádegas mediante pagamento extra.
Às vezes, sua exibição era feita em gaiola, sendo esta forçada a se comportar como um “animal selvagem”.
Suas apresentações ratificavam, cada vez mais, as ideias pré-concebidas acerca da superioridade branca face à inferioridade negra.

Imagem capturada na Internet 

Ela passou quatro anos na Inglaterra, depois se mudou para Paris (França), onde permaneceu no período de quinze meses, entre 1814 a 1815, onde já nas mãos de Henry Taylor e, posteriormente, por Reaux, continuou se apresentando em de forma degradante em shows e exposições. Neste mesmo período, ela também foi explorada por um treinador de animais.
Além das exibições em público, Saartjie Baartman também foi forçada a se prostituir e, em desespero, ela recorreu ao consumo “pesado” de álcool.
Ainda em Paris, ela atraiu a atenção e recebeu a visita de cientistas franceses, em particular, do anatomista francês Georges Cuvier, tendo sido objeto de inúmeras ilustrações científicas, como no Jardin du Roi.
A Vênus Hotentote (Saartjie Baartman) morreu no dia 29 de dezembro de 1815 em decorrência de uma doença inflamatória, provavelmente de sífilis.
Seu corpo foi dado a Georges Cuvier, que fez um modelo em gesso, tendo o cuidado de preservar suas dimensões corporais em termos das nádegas e dos órgãos genitais para serem exibidos no Musée de l'Homme, em Paris.
A réplica de seu corpo (em gesso) e o seu esqueleto ficaram expostos no Musée de l'Homme, até o ano de 1985, assim como também os seus órgãos genitais e o cérebro, conservados em frascos de formol.
No entanto, desde a década de 1940 do século passado, vários apelos foram feitos a fim de que seus restos mortais retornassem para o seu país de origem, mas o caso só ganhou maior repercussão e relevância após a publicação do The Hottentot Venus, de autoria do biólogo estadunidense Stephen Jay Gould, na década de 80 do mesmo século.
Ao assumir a presidência da República da África do Sul (1994-1999), o presidente Nelson Mandela solicitou – formalmente - à França, o regresso dos restos mortais de Saartjie Baartman.

No dia em que a legislação necessária para a liberação dos seus restos mortais foi aprovada no dia 21 de fevereiro de 2002 e, em 3 de maio do mesmo ano, estes foram devolvidos à Gamtoos Valley, sua terra natal. Sendo enterrados em cima de Vergaderingskop Hill, com vista para seu amado Gamtoos River. Seu túmulo foi declarado patrimônio nacional.


Musée de l'Homme, Paris - Imagem capturada na Internet













Crianças Khoisan na chegada dos restos mortais no Aeroporto de Cape Town










Gamtoos Valley


Fontes de Consulta
. Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

SEGUIDORES

VISITANTES

free counters

CONTADOR DE VISITAS

TOP 10 - MAIS LIDOS

MEUS FILMES PREFERIDOS

  • A CASA DOS ESPÍRITOS
  • A CONDESSA DE SANGUE
  • ANA DOS MIL DIAS
  • AS BRUMAS DE AVALON
  • COCO ANTES DE CHANEL
  • DRÁCULA
  • E O VENTO LEVOU
  • ELIZABETH I
  • ENTREVISTA COM O VAMPIRO
  • ER ( A SÉRIE)
  • MARIA ANTONIETA
  • MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA
  • MOÇA COM BRINCO DE PÉROLAS
  • O PIANO
  • O PODEROSO CHEFÃO ( TRILOGIA)
  • ORGULHO E PRECONCEITO
  • RAZÃO E SENSIBILIDADE
  • ROMEU E JULIETA
  • SPARTACUS SÉRIE
  • THE BORGIAS série
  • THE TUDORS (A SÉRIE)

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

TRANSLATE

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

LUNA

CURRENT MOON

CALENDÁRIO

OBRIGADA PELA VISITA!!!!

OBRIGADA PELA VISITA!!!!