Elas foram desprezadas, invejadas e difamadas. Passaram a vida cultivando ressentimentos e, após a morte, foram convenientemente esquecidas, embora não se lhes poupassem rumores, suspeitas calúnias e maledicências.
A influência que exerceram, na vida dos soberanos e da própria nação, são regalias que conquistaram à custa do próprio esforço e, é claro, algumas intrigas!
O Livro narra a história de cinco mulheres. Diferentes personalidades estilos e técnicas porém famosas pelo “status” único e indiscutível: Foram “amantes reais”. Ei-las: Diane de Poitiers consta que era muito bonita e inteligente mesmo casada foi amante de Henrique II, da França, vinte anos mais jovem que ela. ( O marido? o livro conta.) Neil Gwin padeceu uma infância de misérias e tornou-se uma atriz humilde; era apontada como “lasciva e ardente”. elevou-se à condição de “favorita” de Carlos II, Rei da Inglaterra, Escócia, Irlanda e parte da Itália.Madame de Pompadour, descendia da nobreza, era elegante e perspicaz em assuntos de política, transformou a vida de Luiz XV numa extravagante e permanente construção de castelos, o que irritou demais - e empobreceu- o povo francês. (hoje são um dos seus maiores orgulhos).Lola Montez, era volúvel e interesseira. Tinha verdadeira adoração pelo poder e não media esforços para conquistá-lo. Idealizou uma farsa para conquistar o já idoso Luis I da Baviera. Conseguiu subir ao trono e fez tal estrago...Maria Walewska, foi a idealista que se entregou aos carinhos de Napoleão para salvar a Polônia. Apaixonou-se irremediavelmente, e, de jovem patriota, passou a amante leal e circunspecta. Deu-lhe um filho ( Alexandre) e, por imposição da esposa do amante, casou-se com um homem 50 anos mais velho.
Cinco personagens profundamente comoventes, cada qual a seu modo, de mulheres que não foram “possuídas e descartadas sem zelo ou consideração, e não devem ser vistas simplesmente como “ a outra”.
Havia muito mais em jogo que um simples “caso” ou variantes às confusões e marasmos(?) domésticos da vida monárquica.
Todas representaram uma grande paixão; algumas o “grande amor” do soberano mas, de diferentes maneiras, cada uma delas mudou a vida do “Rei” e o próprio curso da história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário